11 de outubro de 2012

Câncer de Mama - SE TOQUE, DECLARE SEU AMOR POR VOCÊ MESMA!

Muitas mulheres infelizmente ainda não têm o costume de fazer o auto-exame, para identificar alguma irregularidade nos seios que podem indicar câncer de mama. Quanto mais rápido verificado, menos doloroso e o risco de perder a mama sera infinitamente menor.

O câncer de mama é o segundo tumor maligno mais freqüente entre as mulheres, depois do câncer de pele, e o que mais mata no País. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 49.470 novos casos da doença serão diagnosticados somente neste ano. Flagrado na fase inicial, o câncer de mama tem cura em 90% dos casos. Mas a estimativa é de que três, em cada quatro pacientes brasileiras, recebam o diagnóstico tardiamente.

As mamas são glândulas responsáveis pela fabricação de leite para a amamentação. Possui muitos canais, principalmente na região da axila onde uma grande parte dos cânceres são localizados devido ao grande número de canais.

 O exame de toque deve ser realizado mensalmente, após a menstruação para verificar a possível aparição de nódulos, assim como fazer anualmente uma mamografia, que é uma radiografia que detecta os referidos nódulos no inicio de sua formação.

Devemos conscientizar-nos de que nossa saúde é o mais belo que temos. O auto-exame é fácil, rápido, não custa nada e pode salvar nossas vidas. Abaixo uma demonstração de como é feito o auto-exame. Toque-se!
Sintomas mais Comuns

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
  • Inchaço em parte do seio;
  • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • Caroço nas axilas


Esta foto é da Fundação Cristiano Varela sobre sintomas do câncer de mama.
Muito bem bolado!!!!!! E pode ajudar muitas pessoas!



Beijos e se cuidem!

5 comentários:

  1. Bela iniciativa em tratar do assunto no blog!

    ResponderExcluir
  2. É uma dor tremenda para uma mulher perde o simbolo mais lindo da mulher que são os seios. A coisa que mais chama minha atenção em uma mulher são as partes que falar que ela é mulher que são os cabelos longos e os seios e tenho até alguém na minha família com câncer de tanto fumar pegou o canse no esófago então logo por isso sei que a dor é muito ruim e entre e sai no hospital para tomar algo que faça a dor para que nunca para. Dai imagino e uma mulher além da dor que ela vai senti pode perde a parte mais feminina dela é uma dor incomparável. Por isso acho que é uma boa inciativa falar sobre isso. Pois a mulher dever tomar muito cuidado ,pois a dor são duas uma do próprio canse e de talvez perde os seios. Obrigado por visitar o MBC NEWS.

    ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa e boas dicas! Seu blog é super fashion! Parabéns!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Belo texto amiga
    http://boutiqueabusada.blogspot.com/2012/10/cuidados-com-maos-e-unhas.html

    ResponderExcluir