3 de outubro de 2012

Você sabe lavar seu cabelo corretamente?



Para que tenhamos cabelos limpos, bonitos e saudáveis. A lavagem correta ajuda e muito, a alcançar resultados incríveis.  Porem muitos não sabem a maneira correta de se lavar o cabelo.
Eu mesma não sabia, lavava o cabelo super rápido e não sabia porque meu cabelo vivia ressecado.Por isso, eu separei algumas dicas de lavagem para você aprender também e aplicar em seu dia-a-dia.

Lembrando que existem vários tipos de cabelos: cacheados, lisos, ondulados, secos, oleosos, normais, tingidos etc. Sendo assim, o que se deve priorizar ao escolher um shampoo? Por exemplo, quem tem fios com coloração deve optar por produtos que retém a cor ou que sejam adequados para a textura do fio?
Adriano Almeida, tricologista: Os xampus devem ser escolhidos de acordo com a principal necessidade do cabelo. Uma mulher com cabelo tingido, porém oleoso (o que é raro, já que as colorações normalmente ressecam), deve optar por um xampu para cabelos oleosos ou até para cabelos normais. Se não for oleoso, não há dúvidas, o xampu mais adequado é aquele específico para os fios tingidos, que têm ingredientes hidratantes em sua fórmula, já que o cabelo tingido quando fica muito seco se torna mais susceptível à quebra.

Alternar as marcas de shampoos e condicionadores é importante. O truque de alternar as marcas é muito útil para evitar o embaraço e a quebra dos fios. O ideal é utilizar um shampoo e condicionador em uma lavagem e outra marca na lavagem seguinte, isto é, escolher duas marcas de sua preferência e alternar nas lavagens. Pois o cabelo adquire a carga elétrica do shampoo e usando sempre o mesmo (sem mudar) o fio tende a fica eletrizado (arrepiado e indisciplinado), o que dificulta o penteado e o deixa muito mais frágil.

Então vamos ao passo a passo?


Passo 1: Utilize água morna ou fria para não abrir as escamas e evitar danos aos fios. Evite água quente;

Passo 2: O ideal é, com os cabelos molhados, espalhar uma quantidade proporcional de shampoo em todo o couro cabeludo, sem exageros. Se o cabelo for comprido é necessário aplicar um pouco de shampoo no comprimento. O movimento das mãos pode ser em garra ou circular, não importa, desde que o produto seja bem distribuído, mas sempre com a ponta dos dedos nunca com a unha para não agredir o couro cabeludo. Se houver irritação, a região fica mais susceptível a infecções.

Passo 3: Retire o excesso de água para usar o condicionador
Obs: Quando passamos condicionador nos cabelos hiper molhados, perdemos produto e não há boa absorção do mesmo.

Passo 4: Aplique o condicionador nos fios dos cabelos sem tocar no couro cabeludo.

Passo 5: Penteie os cabelos com um pente/escova ou dedos mesmo, para fechar as cutículas.

Passo 6: Enxágue com água em abundância, retirando todo o produto.

Passo 7: Após o banho, seque com a toalha, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la muito, para não abrir novamente as cutículas do cabelo.

Passo 8: Use os cremes para pentear/Finalizadores ou Leave in,  e modele de acordo com sua preferência.
Obs: Os finalizadores de tratamento, como antifrizz, creme para pentear, creme sem enxágue, sérum para pontas duplas, etc. blindam os fios preservando o balanço, a saúde e a força. O mecanismo é o seguinte: eles agem como uma película protetora que protege o fio contra poluição e sol, além de selar as pontas (nem todos fazem isso, mas a maioria faz) evitando a fragilidade do cabelo, Mas atenção: o uso desses produtos atrai partículas invisíveis que estão no ar, que se depositam no fio, fazendo com que o cabelo perca seu brilho com mais facilidade. Por isso, quem usa finalizador com frequência deve utilizar shampoo de limpeza profunda semanalmente.

Seguindo essa técnica vocês perceberão a diferença na estética e fortalecimento dos cabelos.

Beijos

3 comentários:

  1. Bem legal, algumas dessas dicas eu deveria ler antes de cortar meu cabelo rsrs. ótimo post, vanessa.


    da uma passada lá?

    umcontoemeio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaa eu fazia tudo errado, essa parte do condicionador faz muito sentido eu sempre passo no cabelo super molhado vai ver que é por isso que acho que nenhum condicionador presta. Dicas nota 100000000 valeu!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas Vanessa...aprendi muitoooo!!
    Beijos!!
    Denise
    https://daybydayfashiondotcom.wordpress.com/

    ResponderExcluir