19 de junho de 2012

O Açúcar é realmente assim tão mal quanto dizem?

Se há um tema de saúde que tem tido dominado os noticiários ultimamente, é o Açúcar. Muitos rumores dizendo que ela acelera o envelhecimento da pele, dá espinhas, faz-nos mal-humorado e leva ao ganho de peso. E nos perguntamos : Será que temos que abandonar os tão deliciosos doces para o nosso próprio bem? Mas antes de se inscrever para a reabilitação de doces, recolhi informaçoes de alguns especialistas em saúde para saber se essas histórias não-tão-doce são verdadeiras.

Vamos ver o que temos aqui:

Rumor: Açucar acelera o envelhecimento da pele?
Quando se trata de cuidar de sua pele, o Dr. Phillip Artemi, do Colégio Australiano de Dermatologistas, diz o açúcar pode ter algum impacto.

Enquanto não há pesquisa substancial para apoiar teorias de que o açúcar faz envelhecer mais rápido, e pode ter um efeito menor se você está propenso a acne - principalmente porque alguns alimentos doces têm um alto índice glicêmico (IG).

"O índice glicêmico é atribuído a [carboidratos] com base em como que o alimento eleva o açúcar no sangue", diz o Dr. Artemi. "Se sua dieta é rica em alimentos de alto IG, isso aumenta o seu nível de açúcar no sangue e seus níveis de insulina também." Demasiada, insulina pode fazer com que nossos cérebros aumente a produção de hormônios masculinos (chamados andrógenos). "Se você tem mais andrógenos masculinos, eles podem estimular as glândulas de óleo sob a pele (chamados de glândulas sebáceas), e se você estimulou as glândulas sebáceas que são mais susceptíveis a ter acne", diz o Dr. Artemi.

Então, como você pode saber a diferença entre alta e baixa GI nos alimentos? Bem, alimentos de alto IG tendem a ser doce, branco ou transformados - taiscomo o pão branco, arroz branco, batatas, pirulitos e biscoitos. Alimentos de baixo índice glicêmico são geralmente naturais ou marrom, tais como frutas, feijão, pão granulado e mingau. Então, se você está propenso a espinhas, tente cortar os alimentos de alto IG e levantar a sua ingestão de baixas opções GI. "Isso tende a dar-lhe um mesmo nível de açúcar no sangue durante todo o dia", explica Dr Artemi.

No entanto, não há necessidade de banir totalmente o açúcar e altos GI alimentos - só comer com controle sem exageros diz o Dr. Artemi ", mas a principal causa da acne é hormônios, e [algumas pessoas] também têm uma genética predisposição a ela. "

Rumor: Açúcar faz você Engordar?
Açúcar tem recebido uma má fama, de acordo com o Dr. Alan Barclay, um nutricionista credenciado e especialista em diabetes. "O açúcar não é uma toxina como o álcool ou cigarros", diz ele. "É um nutriente essencial e o combustível preferido para o nosso cérebro, sistema nervoso, as células vermelhas do sangue e os rins."

Nossos corpos converte o açúcar em glicose, que o nosso cérebro precisa para funcionar, e Dr. Barclay ressalta que há  açúcares naturais em vários alimentos saudáveis, tais como leite, iogurte e frutas. O que nós precisamos ter consciência de açúcar é adicionado. "Muito açúcar refinado em coisas como refrigerantes e produtos de confeitaria podem contribuir para o ganho de peso, porque açúcar contribui kj sem adicionar vitaminas ou minerais e fibras alimentares", explica ele.

Assim como cuidar de sua pele, é melhor que cortar para trás em alimentos de alto IG. "Eles têm um efeito prejudicial na nossa glicose no sangue e níveis de insulina, que pode contribuir para vários problemas de saúde", diz o Dr. Barclay. "Evitar alimentos de alto IG e aderindo aos alimentos de baixo índice glicêmico é mais importante do que obsessivamente evitando alimentos açucarados."

A boa notícia é que um pouco de açúcar não terá um impacto sobre o seu peso. "É OK ter uma colher de chá ou dois de açúcar no seu café ou cereal matinal", diz o Dr. Barclay, "mas você não precisa comer guloisemas todos os dias -. Estes são alimentos ocasionais para ser comido talvez uma vez por semana" E não esquecer sobre os "escondidos" açúcares em coisas como condimentos. "Sim, um molho pode ter açúcar.

Rumor: Açúcar autera o seu bom humor para mau humor?
Nossos cérebros contam com açúcar para funcionar, mas, de acordo com a University of South Australia psicóloga Dra. Talitha Best, em excesso pode levar ao mau humor. "Quando temos muito açúcar, nosso corpo libera insulina e um hormônio chamado cortisol, que pode prejudicar o nosso desempenho e humor", explica ela. "Podemos notar um aumento da irritabilidade ou agitação."

Se você é come doce ocasionalmente, não há necessidade de pânico - é realmente só um problema para as pessoas que comem alimentos açucarados o tempo todo. "Comer uma rosquinha, de veze em quando, é OK", aponta Melhores Dra Best. "É só não vai apoiar a sua saúde a longo prazo, se é uma coisa habitual que você tem ao mesmo tempo todos os dias durante anos."

E enquanto o chocolate pode ser o seu de remédio para mau humor, Melhores Dra Best diz que ele realmente pode fazer você se sentir pior no longo prazo. "Você está recebendo uma enorme fonte de açúcares simples que vão fazer você se sentir bem no curto prazo, mas o mergulho mais tarde não vai fazer você se sentir tão bem", explica ela.

Mas se você já comeu alguma coisa doce, você pode estabilizar seus níveis de açúcar (e uma mudança de humor potencial) com algo saudável, como um punhado de nozes ou um pedaço de queijo. "Você vai ser capaz de equilibrar o aumento do açúcar no sangue que é causada por ter esse tipo de comida", diz a Dra. Best.

O Veredito?
Açúcares processados ​​podem ter um impacto em sua pele, peso e humores, mas somente se você tiver overdose deles(comer excessivamente). Concentre-se em açúcares saudáveis ​​de alimentos de baixo índice glicêmico (e dar-se o deleite decomer doce de vez em quando) e seu corpo será o seu melhor amigo!

Mais alguma dúvida? Deixe suas dúvidas aqui, que buscarei mais informaçoes se precisar.

Beijos

5 comentários:

  1. sem esquecer que açucar de mais também provoca diabetis

    ResponderExcluir
  2. Uma reportagem maravilhosa, eu tento evitar se posso. Tenho ficado bem natureba ultimamente, com veganismo e tudo o mais e não acreditava que pudesse vir à tentar ser mais saudável mas eles tinham razão: é só uma questão de tempo pois pesquisando se há crueldade ou não acabei aprendendo sobre vitaminas, gorduras e etc sem querer! Mas açúcar e sal: nunca em demasia. Ouvi até em algum lugar que eles são desnecessários, não consegui viver sem...ainda, mas diminuí muito, acho que minha comida anda até meio sem gosto! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. O pior é que eu amo tudo que tem açúcar, mesmo sabendo que tenho que evitá-lo! hahaha
    É muito chato saber que algo que deixa a comida tão gostosa faça tão mal para a gente!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade tudo em exagero eh ruim...temos que saber dosar. "Deia" eu tambem amo tudo que tem acucar sou uma formiguinha, mais tento me controlar...rs

    ResponderExcluir