1 de março de 2012

Câimbra, Saiba como evitá-la e aliviar seus sintomas.

A contração súbita dos músculos provoca uma sensação dolorosa conhecida como câimbra. Saiba como evitá-la e aliviar seus sintomas.


Basta uma contração involuntária do músculo para que em poucos segundos uma sensação dolorosa se intale em seu corpo. São as temidas câimbras, que trazem um desconforto difícil de ser tolerado. Costumam ocorrer durante ou após atividades físicas intensas, mas nada impede que também surjam durante o repouso (quantas vezes você já não acordou se contorcendo de dor?) 
Os locais mais atingidos pelas câimbras são as panturrilhas (batata da perna), músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen. Para o ortopedista Marcelo de Oliveira, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André - SP, existem diversos fatores causadores. "Entre eles, as perdas de sódio e líquido, já que o primeiro é um mineral importante para os nervos que levam ais movimentos dos músculos." Isso pode ocorrer quando suamos excessivamente, seja devido ao calor ou à pratica de atividade física intensa. 
 A diminuição de cálcio no sangue em razão de algumas doenças, como distúrbios das glândulas suprarrenais, assim como fadiga muscular, posições incomodas de pernas e braços e varizes nas pernas, também podem causar câimbras. Nas pessoas acima de 60 anos, o problema pode ser sinal de aterosclerose e diminuição de circulação sanguínea com obstrução do fluxo por placas de colesterol.

DURANTE O SONO

As câimbras noturnas ocorrem principalmente nos membros inferiores, Normalmente não consegue se detectar nenhum tipo de alterações que justifique o problema e, para esses casos, recomenda-se um programa de alongamento diário de 15 minutos antes de dormir, o consumo de alimentação ricos em cálcio e magnésio, uma boa hidratação durante o dia e atividades físicas. 
 Outros fatores também podem levar às câimbras, como a desidratação, gravidez, doenças neurológicas, longos períodos de inatividade, alterações estruturais - como o pé chato e hiperextensão  do joelho, deficiência de vitamina B1, B5 e B6, anemia de diabetes. "As câimbras frequentes merecem uma investigação médica, pois elas podem ser de origem vascular, neuromuscular ou metabólica", alerta o dr. Marcelo.

"ALIVIO IMEDIATO"
Se a câimbra chegou e se instalou em seu músculo, é preciso encontrar uma forma de aliviá-la ( de preferência, o mais rápido possível). É recomendado massagear a área afetada da corrente sanguínea e do movimento de líquidos ba área.
Se o foco do problema estiver na panturrilha, apóie o pé no chão e ande concentrando o peso do corpo nos calcanhares. Caso seja nos dedos dos pés, tente dobrá-los no sentido contrário. No braço, estique o antebraço até formar um ângulo reto. Se necessário, peça ajuda de alguém que estiver próximo. 

"PREVENÇÃO"
Dificil prever se alguém terá ou não câimbras, mas algumas dicas podem dificultar o aparecimento delas. Primeiramente, praticar exercícios físicos sempre é indicado para quem deseja manter a boa saúde do corpo. Durante a atividade e mesmo de líquidos (de preferência água). Uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, laticínios desnatados, carnes magras e leguminosas, fornece a quantidade necessária de cálcio e magnésio suficientes para evitar as câimbras. Consuma iogurte, leite desnatado, amêndoas, espinafre, tofu, avelãs, castanha, soja, couve e sardinha.

#DICA: A combinação de exercicios com uma alimentação sauável, rica em cálcio e potássio, ajuda a prevenir a câimbra.

Espero que tenham gostado das dicas do dia.




4 comentários:

  1. ai sim, as mina pira nos exercicio... rsssssss é mito ou banana é bom pra caimba? beijos

    ResponderExcluir
  2. Que isso heim c ta demais heim novinha!!!hahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e comentário no meu blog.
    Volte outras vezes.
    Retribuo sempre.

    ResponderExcluir