20 de setembro de 2012

Bolhas nos pés



Quase todo mundo já experimentou a sensação desagradável de bolhas nos pés em um momento ou outro.
A bolha aparece quando há atrito entre pés, meias, tênis e o solo. É mais comum em regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho. Ela se forma quando uma camada de pele se descola (por causa da fricção) e enche de líquido, geralmente incolor. Caso algum vaso sangüíneo rompa no descolamento da pele, a bolha enche de sangue.
Mas você pode tomar algumas precauções simples para evitar bolhas.
Como evitar as bolhas?
A boa notícia é que você pode prevenir bolhas, seguindo estas sugestões simples:
É recomendável se escolher bem o calçado e meias, botas devem ser firmes e bem amarradas, nada de ficar folgadas com os pés se mexendo dentro do sapato quando se anda.
Como modo de prevenção também é bom usar talco ou vaselina nos pés. Outras pessoas ja sabendo onde costuma ocorrer bolhas protegem a área com esparadrapo.
Mantenha os pés secos: Se as meias estão úmidas, troque imediatamente. Se você está propenso a pés suados ou vai ser muito ativo em um determinado dia, mantenha um par extra de meias, onde você pode facilmente trocar se necessário. O objetivo é manter os pés secos. Isso irá reduzir suas chances de conseguir uma bolha.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho da bolha. O objectivo é tratar  o mais rapido possível e evitar que fique maior e possivelmente infeccione. 
Pequenas bolhas: Se é uma pequena bolha e causa pouco ou nenhum desconforto, a melhor coisa a fazer é deixá-la sozinha. Ele vai curar a si própria. Apenas certifique-se de manter o pé seco e limpo. 
Grandes bolhas: Se você tem uma bolha grande e doi quando você anda, o melhor a fazer é drená-la. Se você decidir fazer isso, certifique-se primeiro de limpar e desinfectar a bolha antes de furar. Em seguida, fazer uma pequena punção perto da extremidade da bolha com uma pequena agulha esterilizada.   
Esprema delicadamente o líquido da bolha, cubra a bolha com um curativo e deixe-a curar naturalmente. Certifique-se de manter a bolha seca. Se você notar qualquer sinal de infecção, tais como, vermelhidão, inchaço ou pus, contacte o seu médico.
Então, da próxima vez que você estiver pensando em ir para uma longa caminhada ou corrida, certifique-se de usar meias e sapatos apropriados. Dessa forma, você poderá desfrutar do seu exercício e evitar o desconforto de bolhas depois.
beijos


2 comentários:

  1. Eu tenho um grande problema: o número 35 fica apertado de início e o 36 sai do pé... ou seja, vivo optando pela dor que vou sentir... risos!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa isso e muito ruim :((

    http://taatipires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir