7 de agosto de 2012

Dicas para dizer ao seu cérebro que você está cheia(o)

 Não é fácil controlar o apetite e evitar comer além do necessário. Mas o corpo muitas vezes dá sinais de que é hora de parar. 

Estudos mostram que pessoas obesas têm níveis mais baixos de um hormônio do cérebro conhecida como PYY que nos diz quando estamos cheios, então os sinais são mais lentos. Níveis mais baixos de PYY também diminui o prazer que obtemos dos alimento por isso temos que comer mais açúcar , alimentos salgados e gordurosos para obter as mesmas sensações que tornam um ciclo vicioso. Quando perceber tais sinais, mas ainda se sentir tentada a continuar a comer, o ideal é utilizar alguns truques para avisar seu cérebro que já está satisfeita.

Comer uma maçã antes da refeição principal
Alimentos como frutas e vegeyais contêm uma grande quantidade de água e fibra que vai dizer a seu cérebro que você está cheio.Fruta como a maçãs, contêm grande quantidade de ar, que produz um hormônio que envia sinais de saciedade. O truque é comer alimentos como este no início de uma refeição para você se sentir completo mais cedo e não comer tanto. Se você não pode enfrentar dando início a um jantar com uma maçã, experimente uma salada.

Aumento de Proteína
Proteína vai te encher mais do que os outros dois grupos alimentares - carboidratos e gordura - é por isso que dietas ricas em proteínas têm sucesso. Depois de comer uma certa quantidade, seu estômago dirá para parar. A maioria das dietas das pessoas são compostas por cerca de 15% de proteína.
Proteína faz você se sentir completo, porque desencadeia a produção de PYY. Boas fontes de proteína incluem ovos, carne e produtos lácteos.

Opte por alimentos 'Pastosos'
A textura do que comemos pode fazer uma diferença no modo como completo isso nos faz sentir, de acordo com cientistas. Um estudo Australiano descobriu que os alimentos "gloopy" nos enche mais do que comidas secas. Um prato de Mingau pode te fazer ficar mais satisfeito do que 2 pratos de cereais, mesmo se forem feitos dos mesmos ingredientes. Isso porque mingau é mais viscoso, dizem os pesquisadores.

Desligar a TV
Estudos mostram que podemos comer até 70% mais alimentos, se estamos distraídos na hora da refeição por coisas como assistir televisão. Não percebemos o quanto o alimento que estamos comendo e continuamos mesmo quando estamos cheios porque não estamos prestando atenção ao "estou cheio" sinal dos nossos estômagos.

Levantar-se e movimentar-se
É mais difícil continuar a comer se você estiver longe do alimento. Assim, quando terminar a refeição, levante da cadeira e caminhe para outro ambiente. A melhor maneira de deixar o seu corpo saber que é hora de parar de comer é mudar de local. Passe da cozinha para a sala de estar e se ocupe de outras tarefas.

Beijos

2 comentários:

  1. comer é bom, mas não de forma exagerada

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito viciada em doces, prefiro eles do que salgado, diferente de algumas pessoas. Eu como muito doce, to nem vendo. Apesar de saber quando parar e eu paro mesmo, mas eu sempre volto pro doce. KKKKKK É complicado. Enfim, adorei o blog.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir