21 de abril de 2012

Os cuidados antes, durante e depois da tatuagem


Antes da tatuagem:
Múmias encontradas no Antigo Egito com traços e inscrições no abdômen comprovam que a moda de ter a pele desenhada é antiga. Os egípicios utilizavam a tatuagem para diferenciar tribos, marcar acontecimentos importantes e principalmente como ato religioso. Mesmo passados mais de cinco mil anos - e depois de duas proibições, uma no século 8, por decreto papal e outra no século 20, em Nova Iorque, a técnica de perfurar a derme com agulhas cheias de tinta não mudou quase nada.
O que mudou foram os cuidados com a pele e a higiene. As regras para evitar infecções, alergias e contaminações são essenciais para deixar o procedimento mais seguro. O tatuador Edgard Ghilardi Junior, conhecido como Dada, do Dada Tattoo Studio, reforça essa ideia e diz que é preciso ter muita atenção na hora da escolha do estúdio de tatuagem. "Verificar se o ambiente está de acordo com as normas de higiene, ver fotos de trabalhos já realizados e conversar com o tatuador é importante para poder escolher o profissional certo", afirma Dada.
Estúdios de tatuagens passam por uma inspeção anual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde é verificada a estrutura e assepsia do estabelecimento, por isso, peça sempre o alvará de funcionamento desses locais. Tintas, agulhas e acessórios também devem ter registro sanitário. Henrique Mattos, tatuador da New Wind Tattoo analisa que ter responsabilidade na hora de decidir quem vai deixar uma marca permanente na sua pele é indispensável para evitar problemas futuros.
Durante a tatuagem:
Depois de ter escolhido o estúdio e o profissional, está na hora de sentir na pele as agulhadas. Mas antes preste atenção se o tatuador lava as mãos com água, sabonete e álcool 70% antes do procedimento. Mesmo com as mãos lavadas, é imprescindível o uso de luvas. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e aplicado álcool para total desinfecção.
As agulhas que serão utilizadas devem ser descartadas após o uso, por isso exija que o profissional abra a embalagem na sua frente, assim você terá certeza que ela não ainda foi usada. Certifique-se também de que o estúdio esteriliza materiais não descartáveis, como a ponteira da máquina onde a agulha é encaixada. A esterilização deve ser feita em autoclave (aparelho que utiliza a pressão para esterilizar materiais cirúrgicos), onde a ponteira deve ser deixada por aproximadamente 40 minutos, segundo Dada. Antes da esterilização é necessário lavar a biqueira em água corrente com uma escova e colocá-la em uma cuba ultrassônica por 30 minutos.  Depois é preciso deixá-la em um recipiente com produtos químicos específicos para limpeza de peças cirúrgicas de 2 a 24 horas. Após esse período, a biqueira deve ser envelopada e levada à autoclave.
A tinta a ser utilizada deve ser colocada em pequenos copinhos e o que restar deve ser descartado, não podendo nunca ser reutilizada em outra tatuagem. Henrique adverte que a tinta também tem contato com o sangue e pode transmitir doenças, caso seja compartilhada.
Reações alérgicas à tinta podem acontecer, mas não são comuns. Dada afirma que não é possível diagnosticar se isso irá ocorrer ou não. "Não existem testes que comprovem a alergia, então é preciso ter atenção para ver como a pele reage", aponta o tatuador. Segundo Henrique, as cores que mais apresentam possibilidade de hipersensibilidade são as vermelhas e azuis. "Elas possuem em sua pigmentação maior quantidade de ferro e mercúrio, que acabam tendo maior probabilidade de desenvolver alergias", relata Henrique. Caso você perceba que está saindo muita secreção da tatuagem e a vermelhidão não diminui, procure um dermatologista.
Depois da tatuagem:
A parte mais importante da tatuagem é a cicatrização. Edgard lembra que o êxito não depende apenas do profissional, mas também dos cuidados que o cliente tem depois de feita a tatuagem. "Para um trabalho bonito, 50% da responsabilidade é minha e 50% é do cliente", afirma.
Henrique enfatiza a importância dos cuidados nessa fase e dá algumas dicas na hora da cicatrização:
- Cancele academia e não faça esforços físicos por pelo menos duas semanas após a realização do procedimento. "Se a tatuagem tiver casquinha, o exercício físico pode fazê-la rachar e o desenho pode ficar falhado", avisa Henrique.
- Lave sempre com sabonete líquido e água, retirando todo vestígio de sangue e secreção, mesmo que doa.
- Após a lavagem, faça um curativo com plástico filme (usado para embalar alimentos). "Além de proteger a área tatuada, o plástico filme também impede que a secreção seque e forme cascas muito grossas. Ele também ajuda na hora da limpeza", diz Henrique. Esse curativo deve ser feito até o terceiro dia ou quarto após o procedimento.
- Não coma alimentos muito gordurosos e esqueça camarão e carne de porco. "Esses alimentos aumentam a possibilidade da pessoa desenvolver uma hipersensibilidade e atrasam o tempo de cicatrização", informa o tatuador.
- Pomadas cicatrizantes podem ser passadas sobre a pele, mas sempre em quantidades pequenas (ela deve ficar transparente), mas Henrique afirma que a pomada não é parte essencial da cicatrização. "A própria pele reage ao machucado e consegue responder sozinha", relata.
-De maneira alguma retire a casquinha ou coçe a tatuagem, se o fizer o desenho pode ficar com falhas.
- Sempre use protetor solar nas tatuagens. "Ele garante que as cores ficarão vivas e o desenho perfeito", conclui Henrique.

Beijos, espero que vocês tenham gostado das dicas, fiquem com Deus até a próxima.


4 comentários:

  1. que légaaaal amooo tattoos agr rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas estou pensando em fazer uma tatuagem valeu pelas dicas d como cuidar delas.

    ResponderExcluir
  3. esse comentario sobre as dicas sobre como cuidar da tatuagem.foi muito interessante usarei suas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa as dicas. Fiz a minha tem duas semanas, e já cicatrizou! Só que ela está enrugada, e parece que a tatuagem fica meio com falhas com a enrugação! Isso é Normal?

    ResponderExcluir