11 de março de 2012

Dentes sensíveis: Saiba como tratar e evitar o desconforto.

Ter dentes sensíveis pode transformar sua vida em um grande desconforto.Esse desconforto faz com que você nao desfrute de tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias. Quem já sentiu aquela dorzinha horrivel que chega dar arrepios , quando toma um sorvete ou um cafezinho quente sabe do que eu estou falando. Porén nem tudo está perdido. Em muitos casos, os dentes sensíveis podem ser tratados com sucesso e te trará muito alívio.



A sensibilidade dentária é a dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.


Como saber se meus dentes são sensíveis?

Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

O que causa dentes sensíveis ?

Alimentos altamente ácidos são os maiores contribuidores para criar a sensibilidade.
O segundo maior vilão é o hábito de escovar os dentes com muita força. Van B. Hayward, professor de reabilitação oral na faculdade de odontologia da Geórgia (EUA), afirma que a escovação agressiva pode desgastar o esmalte dos dentes e afetar as gengivas.
“Quando a camada protetora do esmalte é corroída ou quando a gengiva recua, um tecido mais sensível do dente, chamado dentina, pode ficar exposto”, explica o especialista. “A dentina é conectada ao nervo central do dente, então, quando fica desprotegida, pode ficar vulnerável a sensações intensas, como a dor”, diz Hayward.
Outras coisas que contribuem para a corrosão do esmalte dentário são certas pastas de dente, enxaguantes bucais,dentes quebrados ou rachados, bulimia e refluxo.
A onda de clareamento dentário também está entre as causas do aumento da hipersensibilidade dentinária na população

Prevenção de dentes Sensíveis.


  • O melhor jeito de prevenir é fazendo uma higiene bucal adequada também é crucial na prevenção da recessão gengival. Lembre-se, leva 2 a 3 minutos para escovar corretamente todas as superfícies de seus dentes. A maioria das pessoas gastam menos de 45 segundos deixando áreas intocadas, onde a placa e o tártaro podem acumular-se. Uso de fio dentalé crucial para alcançar os 35% das superfícies dos dentes onde a escovação não consegue alcançar.
  • Use escovas com cerdas macias e pontas arredondadas.
  • Durante a escovação faça movimentos suaves e circulares nos dentes e deixe de lado os movimentos horizontais e com muita pressão.
  • Dê preferência para cremes dentais específicos para dentes sensíveis e evite os clareadores, pois estes também desgastam o esmalte do dente.
  • Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. O vinagre como tempero nas saladas também deve ser reduzido, substitua por azeite e sal. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade.
  • Evite soluções caseiras a base de bicarbonato de sódio.
  • Consulte seu dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel, principalmente nas fases de dor aguda;
  • Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade;
  • Passe a temperar a salada com azeite e sal, deixando o vinagre de lado por conta do seu alto teor de acidez;
  • Visite seu dentista regularmente.

Tratamento

Os cremes dentais são de extrema importância neste momento, você pode usar produtos a base de flúor, para fortalecer o esmalte do dente e cremes dentais específicos para o tratamento de dentes sensíveis.

Sensodyne é a pasta de dentes # 1 dentista recomendado para dentes sensíveis. Estas pastas dentífricas dessensibilizar o nervo do dente diretamente. Tratamento de dentes com flúor anti-sépticos bucais também podem ajudar a reduzir a sensibilidade dentária.

Fazer bochecho com água corrente antes de escovar os dentes, para neutralizar a acidez da boca.

Existem tratamentos em consultório odontológico para tratar dentes sensíveis, que se baseiam em reconstruções do esmalte e da dentina. Dentre eles podemos citar a Aplicação de Verniz de Flúor, Aplicação de Espuma ou Gel de Flúor e a Aplicação de Angente Fixador

Nos casos mais graves, Ganzarolli informa que normalmente é feita a restauração do dente sobre a área afetada ou até mesmo tratamento de canal


Cremes Dentais mais indicados pelos Dentistas.


Sensodyne Original e Sensodyne Pró Esmalte (GlaxoSmithKline)
Colgate Sensitive Original (Colgate Palmolive): contém citrato de potássio e flúor
Aquafresh Sensitive (GlaxoSmithKline )
Oral B Pro Sensitive: creme dental com flúor porém menos abrasiva
Odontis-RX Sensi Block (Daudt): contém monoflúorfosfato de sódio
Sensi Lacer (Laboratório Gross): contém nitrato de potássio, flúor e xilitol.
Bonisense (Laboratório Boniquet do Brasil): contém citrato de potássio e flúor
Malvatricin (Suavetex): Contém: Tirotricina, Fosfato de Sódio Dibásic e Óleo de Mamona
Colgate Sensitive Pró-Alívio (Colgate Palmolive): contém arginina, carbonato de cálcio e flúor

Receita Caseira para dentes Sensíveis


Pasta de dente a base de babosa

Como fazer:

Corte um pedacinho pequeno da folha de babosa à noite e deixe o liquido amarelo escorrer, no dia seguinte de manhã raspe o gel com a colher e passe a escova fazendo a escovação. Faz uma espuminha bem agradável e não tem amargo nenhum.

Use o gel como se fosse a pasta dental, molhe a escova no gel e depois escove normalmente os dentes e retire com água.

Esse processo pode te dar ótimos resultados!



Seguindo essas dicas, você pode prevenir e amenizar o problema do seus dentes sensíveis, além de outros. 



E você também tem dentes sensíveis? Conte para nós qual é a sua técnica para acabar com esse desconforto.

Beijos

8 comentários:

  1. Muito útil esse post!!! Achei interessante conhecer as causas da sensibilidade dentária, que pode ser decorrente até do hábito de escovar os dentes com força. Fica o alerta!
    Gostei muito do seu blog.
    Estou te seguindo!

    www.labirinto-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aqui estou eu de novo no seu blog... ADOOOROOO kkk'
    --> http://www.patty-missgirl.com.br/ <--

    **KISSES
    -----------
    RAWR *-*

    ResponderExcluir
  3. Felizmente não tenho dentes sensíveis, contudo adorei a receitinha caseira. Sou apaixonada pela babosa e acho incrível como essa planta pode nos oferecer tantos benefícios.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua dica! Gostei do post e das informações que você passou! Uma bela pesquisa! Parabéns pelo blog, gostei muito do template!

    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá :)

    Super sofro com isso...
    Desde os tempos que usava aparelho, um horror!

    #dicas anotadíssimas! Hehehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Meus dentes são sensiveis a coisas geladas.
    http://perfeitamenteteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, anúncie no www.shoppinglivrebrasil.com.br serviços ou produtos e receba pagamentos pelo mercado pago com a vantagem de publicação na primeira pagina do site é grátis!

    ResponderExcluir