27 de setembro de 2011

Caspa - Dicas para acabar com esse problema.



Caspa é o nome popular dado a dermatite seborréica que atinge o couro cabeludo provocando uma descamação do mesmo. A Caspa não é contagiosa, ocorre com maior frequência nos homens, contudo as mulheres nao estao livres dela e devem ficar atentas a este incomodo.

As possíveis causas ou fatores agravantes  da caspa são:

-Alimentação incorreta, sobretudo consumo excessivo de gorduras.

- Distúrbios ou alterações hormonais (podendo ocorrer um aumento na gravidez) ou glandulares, sendo uma das principais causas a excessiva produção de glândulas sebáceas (presentes no couro cabeludo).

- Problemas de fins emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.

- Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes.

- A causa, ainda, pode ser um fungo, o Pityrosporum ovale, esse que vive naturalmente no couro cabeludo, por algum outro fator esse pode proliferar-se passando a produzir caspa e provocando descamação.

Se não tratada, a caspa pode causar calvície, em ambos os sexos, ou seja, a calvície não é somente causada pela hereditariedade. Pessoas que possuem caspa evitam lavar a cabeça para evitar a queda dos cabelos, isso faz com que os cabelos fiquem sebosos, o que agrava ainda mais o quadro.A melhor identificação de qual fator essa causando a caspa pode ser definido com a consulta a um dermatologista. 

A solução para a caspa pode ser obtida se seguido corretamente o tratamento médico. Já, a falta de combate a caspa só contribuir para agravá-la.

Aprenda como cortar o mal pela raiz e o que fazer para evitar seu aparecimento:


-Lave todos os dias os cabelos com água morna e xampu para cabelos oleosos. Não durma com os cabelos úmidos, nem prenda ou coloque qualquer tipo de prendedor enquanto estiverem molhados.
-Adquira hábitos saudáveis de vida, pratique exercícios físicos e cuide bem de sua alimentação.
-Seja no couro cabeludo ou em qualquer parte da pele, nunca tire as casquinhas, este tipo de ação só aumenta o problema além de machucar o local.
-A caspa não tem cura definitiva, contudo o uso contínuo de um xampu anticaspa pode apresentar bons resultados no combate da caspa, reduzindo-a quase zero e evitando o reaparecimento da mesma. A caspa é responsável pelo enfraquecimento dos fios, pode causar coceira e até mesmo a queda de cabelo.
-Tome cuidado quando se trata de escolher um xampu anticaspa. Cada pessoa possui um couro cabeludo com características específicas, existem xampus com substâncias químicas que podem até lesar os cabelos, caso usados erroneamente.
 -Consulte um dermatologista, ele irá receitar um xampu mais adequado ao seu problema. Os principais xampus e cremes anticaspa tem sua composição baseada no cetoconazol. Entretanto, outras substâncias como o ácido alfa-hidróxido, o sulfeto de selênio, a piritiona de zinco e o alcatrão de carvão provaram-se eficientes no tratamento da caspa.
-O controle da alimentação e maiores cuidados com a higienização, além de uso de xampus e cremes anticaspa, são as principais formas de combater a caspa.
-Um maior cuidado com a higienização é fundamental, deve-se lavar periodicamente os cabelos. Lavar os cabelos elimina a oleosidade excessiva, e ainda contribui na remoção dos agentes poluidores como poeiras e resíduos industriais. É uma inverdade afirmar que lavar a cabeça todo dia possa causa a queda de fios, apenas elimina os que já caíram.
-A alimentação saudável e equilibrada é uma grande aliada no combate da caspa. Pesquisas afirmam que        alterações na alimentação podem ser responsáveis por desequilíbrios das glândulas sebáceas. A inclusão de  frutas, legumes, alimentos protéicos, e a redução de gorduras animais e açúcares ajuda corpo e contribui para a melhoria do problema.
Dicas Caseiras Anti Caspa:
Dica 1:
Demolhe um punhado de cravo-da-índia e depois ferva num litro de água por 10 minutos. Use esta água para enxaguar os cabelos após o banho. O cabelo fica com o perfume dos cravos.
Dica  2:
Friccione, à noite, no couro cabeludo óleo morno de rícino, ou de Aloe vera.
Enrole toda a cabeça com um pano.
Lave apenas na manhã seguinte.
Dica  3:
Suco de ½ limão
01 gema de ovo
03 figos secos amassados
01 colher de café de sal
Modo de preparação:
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta, aplique nos cabelos com algodão e deixe agir por 30 minutos.
Dica  4:
Bata uma gema de ovo com meio limão.
Friccione esta mistura no couro cabeludo.
Espere 20 minutos e lave normalmente.
Repita a receita quantas vezes for necessário.
Dica  5:
Encher a palma da mão de vinagre e aplicar sobre o couro cabeludo, massajando. Depois, só tem que deixar actuar cerca de um minuto e, de seguida, retirar com água limpa.
Deve repetir esta operação todos os dias, durante aproximadamente uma semana.
O vinagre tem propriedades capazes de eliminar as bactérias.
"A caspa agrava-se muito no inverno, talvez devido à falta de sol ou à alta temperatura da água do banho. Cuide de si e retome o charme natural dos seus cabelos!!"

Beijos da Van

7 comentários:

  1. Nossa, caspa é terrível né? graças a Deus apesar do meu calo ser oleoso eu não tenho, mas as dicas são muito boas!

    bjo

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. bem legal!

    http://sem-nozes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. graças a deus nunca tive esse problema.
    A minha mãe que tem. vou passar a ela essas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas!Ja virei sua seguidora e quero te convidar pra conhecer o meu blog e me seguir tambem, beijos!

    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei este blog. Parabén flor:
    www.gulosinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!
    Adorei o teu blog! :)
    Parabéns!
    -
    http://quandotahescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom ter dicas para essas coisas né? Adorei. Beijos.

    http://sonhosdequalqueradolescente.blogspot.com/

    ResponderExcluir