24 de maio de 2011

Saiba a diferença entre paletó, terno e blazer e quando usar!

Algumas pessoas haviam pedido pra colocar aqui no blog sobre moda masculina então aqui estão as dicas, espero que gostem.


Um paletó faz parte de um terno ou costume e por causa disso vem com uma calça e colete (se for o caso) num mesmo tecido, que pode ser liso numa mesma exata cor ou com padronagem como a risca de giz e alguns axadrezados delicados. Ou seja, ele acontece na base do conjuntinho. Além disso, um paletó tem lá as suas dimensões, leiam-se medidas e corte, condizentes com o que um paletó is all aboutAlfaiataria pura.



Já um blazer é uma peça menos formal, com carreira solo que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, pois tanto a modelagem como também o comprimento podem sofrer variações. Por exemplo, no comprimento geral ele pode ser do tipo cropped, bem mais curto do que o paletó ou tendo as medidas do paletó como limite, lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais a ponto de fazer as suas pernas encurtarem em relação ao tronco.
Mas enfim, ele pode ser mais confortável, larguinho (sem exageros) do que um paletó ou ser do tipo slim fit. Ou então, something in between. Pode também sofrer alterações que o façam mais adequado para a silhueta, como por exemplo, dar uma cinturada nele se assim quiser ou o seu biotipo exigir. Mas de uma maneira geral, um blazer tem o espírito mais relaxed do que um paletó. No entanto, às vezes pode lembrar e muito um, só que vem sem a calça parceira.


Há ainda uma peça chamada paletó esportivo, que na verdade tem lá as mesmas dimensões de um paletó só que não vem com calça hermana (e nem se deve almejar ter uma. Ever!), tem um aspecto rústico, áspero ao olhar pois estas são as características dos tecidos/padronagens de que são feitos. Pense no tweed, por exemplo.



Às vezes, eles vêm com um ou outro detalhe mais esportivo como cotoveleiras de couro, cintinho/faixa só nas costas, mas que mesmo assim, se fosse feito num mesmo tecido que um paletó, poderia muito bem ser considerado um.



E quando usar um ou outro? Bom, o paletó é o mais formal e é mais comumente usado com a calça que lhe é de direito. Com ou sem gravata. Pode também ser usado com uma outra calça que tenha o mesmo espírito, tipo uma calça social ou uma de um outro terno, preferencialmente de uma outra cor, mas que dê para usar com o tal paletó. Se quiser, pode até usar uma calça jeans com o top todo de paletó (com camisa e gravata) para contrastar. No entanto, nem sempre dá certo e se não quiser errar que fique na praia do social com ele. 





E saiba que cada vez que desmembra o seu paletó ele vai perdendo mais e mais o tom de sua formalidade. Com uma calça de outro terno, fica mais casual, com um jeans mais ainda. Ou melhor, bem mais informal ainda.
Um blazer é algo um pouco menos formal do que um paletó e pode ser usado de forma casual dressy para trabalhar (se o dress code não demandar ternos) e socializadas mil, tanto de dia como à noite, desde que as saidinhas não exijam certa formalidade nos moldes da linha ternal
Os mais estruturados e paletós-like são mais apropriados para ocasiões que peçam um look real dressy. Podem inclusive ser usados com gravatas. Os desestruturados e despojados ficam ótimos quando usados informalmente. Ambos podem acompanhar uma bela calça social, calças mais informais como jeans, chinos e khakis e até bermudas. Lembrando que quanto mais parecido com um paletó, mais ”arrumadinho” o visual é; quanto mais despojado e desestruturado, mais casual/informal será. E isto vale também para os tecidos de que é feito. Um blazer em tecido de alfaiataria é mais formal, já um de algodão, veludo ou couro… é mais casual/informal.  


Um paletó esportivo é o mais informal de todos e é usado casualmente, esportivamente, tanto no campo como na cidade. Ocasiões diurnas informais ou esportivas são as melhores pedidas. Não servem como workwear não e sim “lazer-wear”, tá? A não ser que seja um business totally casual. E podem ser usados com calças mais esportivas ou com calças com um quê de ou sociais como as de flanelas - mas sempre lisas, sem padronagens - e até com gravatas para um look mais arrumadinho, porém nunca formal.


Um paletó esportivo é o mais informal de todos e é usado casualmente, esportivamente, tanto no campo como na cidade. Ocasiões diurnas informais ou esportivas são as melhores pedidas. Não servem como workwear não e sim “lazer-wear”, tá? A não ser que seja um business totally casual. E podem ser usados com calças mais esportivas ou com calças com um quê de ou sociais como as de flanelas - mas sempre lisas, sem padronagens - e até com gravatas para um look mais arrumadinho, porém nunca formal.



E só para acrescentar… tem gente que diferencia um blazer de um paletó esportivo somente pela padronagem: um liso é um blazer, um com padronagem é um paletó esportivo. 
Resumindo então… paletó faz parte de um terno e tem o feeling de alfaiataria. Um blazer se rankeia logo abaixo dele e é peça sola sendo que corte e tecido darão o tom dress up or down da peça. Já um paletó esportivo é o que o nome sugere: uma peça esportiva de tecido rústico, porém com corte de paletó convencional, mas que deve ser usado como tal. Esportivamente ou no máximo para um business casual.
Dito tudo isso, não se preocupem muito com estes termos, pois o mais importante a saber nesta questão é: paletó é formal, blazer é causal e paletó esportivo é informal/casual/esportivo. E que um paletó é parte do terno, já um blazer ou mesmo um paletó esportivo são peças solitárias, sem parzinho idêntico. Um blazer até daria para ser usado com calça no mesmo tecido e/ou cor, já um típico e rústico paletó esportivo… não é para ser usado assim não

Bom galera, espero que tenhas gostado das dicas, e que elas sejam uteis pra vocês.
Bruna Ponzoni

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tem um selo pra ti lá no meu blog *-*

    http://meninaemullher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Opa... Esse post me interessa..hehehehehhee

    Parabéns por mostrar as diferenças, pq realmente as pessoas confundem as vestimentas. E é uma ótima dica para os homens com certeza.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho o blazer mais bonito na estética e na escrita. Além de vestir bem, é um linda palavra rsrsrs

    Belo post, bela explicação.

    Vou nessa,
    Abçs!

    http://redutonegativo.blogspot.com
    http://cafeeagua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. rsrs. Pensei que era tudo a mesma coisa.
    bastante elucidativo
    http://ahoradomalvado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. pensava que era tudo a mesma coisa +1
    otimo post
    http://alcaparrasafoitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. niebezpieczną część wyprawy. http://Www.
    Darmoωеκontointeгnetοwe.
    H2G.pl/ Chоciaż dodatκowo start www.darmowekontointernetowe.h2g.pl nіe był prosty.
    Νatуchmiast sаmо wуwiezienie owсy z miastеczkа naѕtręczało

    trudności. Strаżnіcy kontrоlowali wοzy, ԁoκłaԁniе dźgali sulіcami
    w wyście.

    ResponderExcluir