5 de julho de 2012

Vamos falar um pouco de Make!

Oi amores e amoras tudo bem?
Vocês sabem a "história" da maquiagem?
Ainda não? Então, continua lendo que você vai saber um pouco mais.
*Todas as informações contidas nesse post foram retiradas de uma apostila que eu recebi via email, não sei quem é o verdadeiro autor. 



A evolução retratada na maquiagem

Cada década teve sua história, seu estilo. O século 20 foi veloz e revolucionário. Conheça um pouco mais sobre as influências da história da moda e da maquiagem.

Anos 20 - Olhos sofisticados e marcantes.

O batom foi inventado e o símbolo de beleza era COCO CHANEL.
Anos 20 - O cabelo curto definia a imagem, com ou sem franja, liso ou ondulado. Era complementado com olhos contornados de preto, lábios vermelhos escuros e sobrancelhas cuidadosamente delineadas. Pintar os lábios ou empoar o rosto era considerado uma impertinência e, exatamente por isso muito chique. As pessoas adoravam carregar a maquiagem, mesmo que o resultado demasiado artificial.

  Anos 30 - Olhos sofisticados e provocantes.

Sobrancelhas totalmente depiladas e redesenhadas com lápis, num traço bem fino, ousado e marcante. Sombras de pálpebras em pó exploravam todos os matizes, indo dos castanhos ao cinza, e inclusive preto para noite. Os cílios cuidadosamente recurvados e cobertos por máscara para cílios. Para evitar todo excesso considerado vulgar, a maquiagem de boca tornou-se mais discreta (nude).

Anos 40 - Olhos armados de guerra. A hora e a vez das femme fatales.

A beleza, sinônimo de saúde, era considerada um dever nacional. Os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos teve uma queda em função em falta de matérias primas. Graxa para as botas serviam como máscara para cílios, o carvão como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos como tintura para sobrancelhas e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam um blush líquido da era vitoriana. Ao longo de todo conflito, as estrelas usaram cabelos longos, um modo de exprimir feminilidade numa época em que muitos outros meios não era acessíveis.

Anos 50 - Olhos de Gazela. A Elegâcia acima de tudo.

Modelados pelas sombras nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, a máscara de cílios e sobre tudo o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e intensidade dos lábios. Os pós-de-arroz e compacto estavam mais que presentes.

Anos 60 - Olhos de adolecente. Época de grandes mudanças.

Ultra maquiados transparecendo uma ousadia inocente. Na mesma época, surgiram as mini-saias e mulheres começaram a deixar de lado o clássico e então "ultrapassado" visual fatal. A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores era fortes, puras, verdadeiras: rosa-choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os anos 60 marcam o inicio da cultura pop americana.

Anos 70 - Olhos em busca de liberdade. A força da cor.

A beleza toma um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, há somente mulheres que não se conhecem. Pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo de vida pessoal, e não somente as exigências da moda. A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram, mais que nunca, meios de expressão de escolhas. Cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva.

Anos 80 – Olhos cheios de movimento. A década over.

Sob as luzes estroboscópicas, a juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha os lábios muito vermelhos os olhos pintados de azul-elétrico e maças do rosto realçadas por blush cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com as estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas (verde relva e azul piscina) e a prova d’água. No topo dos anos 80, Madonna triunfava, que foi uma década em que era proibido “fraquejar”. A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar muito do corpo. Os músculos demonstravam que elas não seriam mais intimidadas.

Anos 90 – Olhos menos cintilantes e mais decadentes. Década do minimalismo.

Cansada dos agitos dos anos 80, as mulheres dos anos 90 apresentavam uma beleza esquálida e perturbadora que representa uma sociedade em fase de mutação. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade “debochada”.

 De 2000 aos anos atuais. Olhos espirais levam ao túnel do tempo. A era da beleza.

Fragmento de todas as décadas passadas se misturaram e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiram os processos de transformação. Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem classe e elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a “apatia” em tom de protesto dos anos 90.


Conceito de maquiagem

Do francês “Maquiler” originou-se a palavra maquilagem. Maquilagem e maquiagem as duas formas estão corretas. Apalavra da maquiagem significa: a arte de embelezar, decorar e pintar o rosto e o corpo com produtos cosméticos.

A maquiagem pode ser considerada um dos mais importantes recursos utilizados pelas mulheres para exaltar a sua beleza, charme e feminilidade.

Consiste em um jogo de luzes, cores e sombras, que harmonizam os traços e as feições acrescentando sensualidade e magia do visual.

Corrige as imperfeições e destaca os pontos fortes do rosto. Dá vida e luminosidade natural, transmitindo a sensação de leveza e suavidade. Além do caráter estético, a maquiagem tem hoje função protetora bem definida. Ao mesmo tempo em que a beleza cuida também da sua pele. Produtos cada vez mais modernos, com princípios ativos específicos, protegem a pele, os lábios e cílios  contra a ação de radicais livres, a perda de umidade natural e o excesso de radiação ultravioleta, assim como os demais fatores ambientais, prevenindo o envelhecimento precoce.

Mais do que uma simples tendência, a maquiagem tem muito bom gosto pessoal que deve ser respeitado. É um acessório da moda. Na moda e na beleza, individualismo impera independentemente da idade. Você é a criadora do seu próprio visual!

Discreta, clássica, Elegante, ousada, comportada, escolha seu estilo, e prepare-se para os elogios!

Assim como as mulheres, os homens estão adeptos a maquiagem, não só na vida pessoal, como também na vida profissional, nos meios artísticos principamente. Essa arte fascina ambos os sexos.


Bom amores, espero que vocês tenham curtido o post, 
Beijos fiquem com Deus e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário