6 de junho de 2012

Varizes - Causas, Sintomas e Tratamentos

O que são as varizes?
Varizes são veias anormalmente inchadas (dilatada) e torcida. As veias varicosas são geralmente situado muito perto da superfície e muitas vezes são visíveis sob a pele. As varizes podem variar em tamanho de muito pequena (2-3mm de diâmetro) a muito grande (2-3cms de diâmetro). Veias muito pequenas são chamadas de "veias da linha" ou "aranhas vasculares". Estas veias são diferentes para as varizes porque eles estão situados dentro das camadas da pele em si. Embora possam ser desagradável, eles não são os mesmos como veias varicosas e podem ser mais difíceis de tratar. Veias reticulares são veias varicosas óbvias que se encontram presentes sob a pele e facilmente visível, mas em vez menor do que as veias maiores nodosas. Veias reticulares só pode protuberância a pele ligeiramente se de todo, ao passo que as veias varicosas tendem a produzir abaulamento marcado da pele.


O que causa varizes? 

Cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens apresentam varizes nas pernas. Como já explicado, as varizes surgem quando ocorre um represamento do sangue nas veias, em geral, por incompetência das válvulas venosas.
Os principais fatores de risco são:
Sexo feminino: a presença de alguns hormônios, como a progesterona, causam dilatação das veias e favorecem a incompetência valvular.
Idade: as varizes surgem a partir dos 30 anos e vão ficando mais comuns com o envelhecimento. Veias mais velhas e submetidas há dezenas de anos de trabalho contra a gravidade são mais propensas a ficarem doentes.
História familiar: a presença de varizes costuma ser uma tendência familiar. Existe um componente genético facilitando o aparecimento das mesmas em algumas pessoas.
Obesidade: quanto mais pesados somos, maior a pressão sobre as veias
Tabagismo: O cigarro agride a parede dos vasos, tornado-os doentes
Sedentarismo: Como já explicado, o ato de andar facilita o retorno venoso, diminuindo o represamento do sangue dentro das veias.
Traumas nas pernas: qualquer trauma que cause lesão nas veias pode torná-las mais fracas e susceptíveis a dilatações.
Ficar em pé parado por longos períodos: uma pessoa em pé, sem andar durante várias horas, está dificultando o retorno venoso e facilitando o aparecimento de varizes.
Ficar várias horas sentado com as pernas dobradas: Sente-se e cruze as pernas como todos nós fazemos normalmente. Imagine seus vasos como uma mangueira. Se você fica com as pernas dobradas durante várias horas seguidas, o sangue continua precisando vencer a gravidade para subir, só que além disso, os vasos não estão retificados como na posição em pé, mas sim com um trajeto todo tortuoso.
Pílulas anticoncepcionais: mais um vez, a variação hormonal é um fator responsável pelas varizes


É comum ter varizes?
As varizes tendem a se tornar mais comum com o aumento da idade. Tópico veias são muito comuns na vida adulta e são uma parte normal do envelhecimento. Oito em cada dez pessoas desenvolvem veias da linha.As varizes normalmente executado na família e que pode ser agravado em certas circunstâncias, tais como a gravidez e obesidade. Um estudo (Cornu-Thenard, 1994) demonstrou que, se ambos os pais têm varizes, então o risco de seus filhos desenvolverem varizes foi de cerca de 90%. Se um dos pais foi afetado por varizes do risco de desenvolvimento veias homens foi de 25% e para as mulheres 62%. Cerca de 20% (1 em 5) dos pacientes apresentaram sem história de veias nos pais. Grandes varizes são mais comuns em homens. Cerca de 39% dos homens e 32% das mulheres desenvolvem varizes grandes (Edimburgo estudo veia). É comum pensar que as varizes são mais comuns em mulheres, mas este não é o caso, embora muito mais mulheres freqüentam clínicas de ter suas varizes avaliado. Há muitas razões possíveis para este desequilíbrio. Os homens são notórios por não levar a sério as questões de saúde, embora as varizes podem causar problemas, assim como muitos como em mulheres. Os homens também usam calças e tendem a ter pernas peludas que cobrem as varizes em algum grau. Nas mulheres, as varizes podem ser muito mais perceptível.As varizes se tornam mais comuns com a idade e também parecem ser mais comuns no mundo ocidental.



Por que mulheres grávides têm varizes?
As varizes na gravidez são decorrentes do aumento dos hormônios estrógeno e progesterona, que dilatam as veias. Conforme o bebê se desenvolve, comprime os vasos ilíacos, situados na pélvis, causando, também retenção de líquido e conseqüente distensão das veias. Após o parto, o problema pode desaparecer.

Quais são os tratamentos?

Uma vez que já existam varizes, as dicas descritas acima são essenciais, mas, isoladamente, podem não ser suficientes.
Se já existem sinais de varizes ou teleangiectasias, o uso de meias compressivas ajuda bastante. As meias devem ser usadas durante todo o dia, principalmente nas horas em que se fica muito tempo em pé. As meias devem ser justas, mas não muito apertadas. O ideal é procurar orientação de um angiologista ou cirurgião vascular na hora de escolher as meias mais adequadas.

Deitar-se com as pernas levantadas acima do nível do coração por 30 minutos, três ou quatro vezes por dia, também é importante.

Alguns medicamentos, quando usados juntos com as medidas acima, ajudam no controle das varizes. Os mais usados são a pentoxifilina (Trental®) e o Daflon®.

Diuréticos devem ser evitados. Quando usados, devem ser feitos por pouco tempo, pois os mesmos podem piorar os edemas (leia: DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida).

Muitas vezes, porém, é necessário o tratamento cirúrgico das varizes. As principais modalidades são:

- Escleroterapia para varizes: é um procedimento usado para varizes de pequeno tamanho, onde o médico injeta substâncias que causam esclerose (destruição e cicatrização) da veia selecionada. Como esta veia deixa de receber sangue, ela torna-se inútil, e com o tempo o corpo a elimina. É uma técnica que necessita de repetições, mas dispensa anestesia e pode ser realizada no próprio consultório. Todavia, para ser efetiva é preciso ser feita por médicos treinados.

- Cirurgia a Laser para varizes: usada também em pequenas varizes e teleangiectasias, consiste na destruição destes pequenos vasos através da aplicação de Laser. É um procedimento que não necessita de agulhas ou incisões. Não é tão bom quanto a escleroterapia e não são todos os tipos de pele que podem receber os pulsos de Laser. Funciona melhor nas teleangiectasias.

- Ablação por cateteres das varizes: indicado em varizes de maior calibre. Um pequeno tubo (cateter) é inserido dentro da variz, que pode ser destruída por calor (Laser endovenoso) ou por radiofrequência.

- Cirurgia para varizes: consiste na retirada cirúrgica da veia varicosa. Atualmente este tipo de cirurgia é feita com mínimas incisões e a hospitalização não costuma passar de um dia. Quando as varizes são muito pequenas, este procedimento pode ser feito até ambulatorialmente.

Independente da técnica, a destruição ou retirada da veia varicosa não traz nenhum problema para as pernas, uma vez que a veia tratada já não funcionava direito mesmo. O fluxo de sangue é automaticamente desviado para outras veias colaterais e profundas. Uma veia varicosa não faz falta.

Varizes tratadas não voltam. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes. É importante entender que os tratamentos descritos acima apenas eliminam as varizes existentes, mas não interferem no processo que as causam.

O que acontece quando você consulta um cirurgião vascular?
Quando você consultar um cirurgião vascular um histórico detalhado serão tomadas com relação às suas varizes e a natureza de seus sintomas. Um exame da perna é realizado para examinar a distribuição das veias varicosas e para detectar sinais de danos nos tecidos secundário para as veias varicosas. Sua saúde geral vai também ser avaliada.Também é importante se submeter a uma ultra-sonografia detalhada a fim de que seu cirurgião pode planejar o tratamento mais eficaz para você. Isto é particularmente verdade se você fizeram cirurgia anterior, uma história de trombose nas veias anormalidades, válvula de trás do joelho ou úlcera de perna. Essa verificação é chamada de duplex scan Colour Flow. É uma investigação pré-operatória essencial em todos os pacientes com varizes. Há boas evidências de que os resultados são melhores em pacientes que tiveram uma varredura pré-operatório (Blomgren et al, 2005). A digitalização vai fornecer um mapa para o cirurgião detalhando os problemas exatos nas veias.O tratamento para as minhas varizes essenciais?Em pacientes com veias varicosas simples que não causaram complicações graves, o tratamento pode ser considerada opcional. Em outras palavras o paciente pode tomar a decisão de prosseguir com o tratamento, se o desejarem, mas não é essencial, como a maioria dos pacientes com varizes simples não vai desenvolver problemas sérios. A maioria dos pacientes decidem continuar com o tratamento, se as varizes causam sintomas ou a aparência feia. A escolha é sua, na consulta com seu cirurgião. Não há nenhuma maneira infalível para prever o risco de problemas futuros de suas veias, se não já causaram complicações.Se tiver desenvolvido complicações de veias varicosas, em seguida, é aconselhável  prosseguir com o tratamento de evitar qualquer deterioração nos tecidos da perna. Isto irá, por vezes, dependem os resultados de investigações mais detalhados.

Beijos

2 comentários:

  1. Putz, pior que acho que tanto meu pai quanto minha mãe tiveram varizes. E ainda por cima eu vivo sentada com as pernas dobradas. Até me ajeitei aqui depois de ler! >< Vou me cuidar mais.

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  2. É temos que ficar atentos. E se nescessário mudar os hábitos para ter uma vida mais saúdavel.

    ResponderExcluir