22 de maio de 2012

Pêlos Encravados (Foliculite) - Causas, Sintomas e Tratamentos

A foliculite, popularmente conhecida como pelo encravado, é um dos problemas de pele que mais atinge a população, tanto masculina quanto feminina, ao redor do mundo.


O que é Foliculite?

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer lugar da pele. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo freqüente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).


Causas

A foliculite inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo).

Alguns tipos de foliculite:

Foliculite decalvante: neste caso o processo infeccioso leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que se expandem com a progressão periférica da doença.

Foliculite da barba (sicose da barba): localizada na área da barba, atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.

Foliculite queloideana da nuca: comum em homens de pele negra, formando lesões agrupadas que ao cicatrizar deixam cicatrizes endurecidas e queloideanas na região da nuca.

Periporite supurativa: atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta.


Meu pêlo encravou, e agora?

  • Evite cutucar o pêlo. Pode infeccionar a pele e piorar o quadro, além de manchar e marcar a pele;
  • Em casos de inflamação do folículo, pode se utilizar pomadas antiinflamatórias como Nebacetim duas vezes ao dia após o banho. Em casos mais profundos e infeccionados deve-se utilizar antibióticos tópicos. Nesse caso consulte um dermatologista.
  • Espremer a espinha que formou nem pensar! Procure um especialista para drenar a lesão de forma correta.
  • Deixe de usar a lâmina; é o método que mais causa o problema. Em urgências, lembre-se sempre de raspar no sentido contrário ao pelo.
  •  Nunca depile sem uma esfoliação e limpeza prévia.
  • Reduza o atrito da roupa
  • Mantenha a região limpa
  • Evite roupas e toalhas contaminadas

Tratamento Caseiro

  • Massageie-o com um pedaço da polpa da folha de babosa, ou Aloe Vera.
  • Em alternativa, faça a seguinte mistura: 3 gotas de glicerina, ¼ de xícara de água e 2 comprimidos de aspirina amassados. Massegeie o local com essa mistura todos os dias após o banho.
  • Coloque um pouco de pasta de amendoin, e deixe cerca de 10 minutos. Repita todos os dias até que seja necessário.
  • Creme para assadura de bebês é outro excelente remédio. Aplique diariamente.
  • Ou embeba uma gaze com vinagre de maçã e deixe sofre a área afetada por 15 minutos todos os dias. A mesma receita pode ser feita com óleo de casca de salgueiro.
  • Para livrar-se rapidamente do fio encravado, polvilhe amido de milho, e deixe por 20 minutos.

Tratamento Médico

O tratamento pode contar com antibióticos aplicados sobre a pele (mupirocina) ou por via oral (dicloxacilina), ou medicamentos antifúngicos para controlar a infecção.
 Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica. O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento das foliculites.


Exames
O diagnóstico é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção.

 Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas, mas na verdade são foliculites e muitas pessoas confudem. Fiquem Atentos!

Beijos

2 comentários:

  1. TEND SKIN BRASIL

    www.tendskinbrasil.com.br



    Para você que nunca utilizou o produto Tend Skin ou se já conhece, mas não consegue encontrá-lo ou tem receio de comprar de qualquer um, o seu problema de foliculite e pêlos encravados está resolvido!



    Tend Skin Brasil: o primeiro e único importador e distribuidor oficial do produto no Brasil.



    TEND SKIN BRASIL

    www.tendskinbrasil.com.br

    ResponderExcluir