As células de nossa pele demoram em média 28 dias para sair da camada mais inferior e atingir a camada superior, descamando após. Assim , qualquer bronzeado precisa de uma nova exposição solar antes de 28 dias com a finalidade de ser mantido.
Além disso, a melanina demora de 24 a 36 horas para ser totalmente reposta e poder intensificar o tom do bronzeado. Portanto, exagerar no sol neste período pode gerar queimaduras de primeiro grau (pele avermelhada e ardor) e " decascar ".
Quer conquistar e manter um bronzeado perfeito?
Então siga os passos abaixo:
Hidratação
A pele precisa estar bem hidratada antes e após tomar sol. Tome muita água e utilize cremes hidratantes à base de uréia ou lactato de amônia , Crie o hábito de passar hidratante no corpo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho. Faça o mesmo com o rosto, mas escolha um produto específico para essa área e que seja compatível com seu tipo de pele.
Alimentação
De acordo com a dermatologista Aparecida Moraes, alguns alimentos aceleram o bronzeamento por conterem vitamina A e betacaroteno, que aceleram a pigmentação da pele e também mantêm o bronzeado de uma maneira saudável. Invista em Mamão, Manga, Acerola, Goiaba, Melão, Melancia, Laranja, Abacaxi, Tomate. Legumes: Cenoura, Beterraba,Xuxu,Inhame e folhas verde escuras,
Esfoliação
É indicado esfoliar a pele antes de iniciar o bronzeamento. Neste processo, você terá que exfoliar a sua pele com bucha vegetal diariamente com movimentos circulares para retirar as células mortas. Ou pode optar por um esfoliante de pele nao tao abrasivo.
Uma vez que a pele nova, fresca recebe a exposição, você vai obter um bronzeado uniforme e evitar a queima excessiva.
Hora Certa
De acordo com o dermatologista César Cuono, hoje em dia, o sol é perigoso em qualquer horário. Mesmo assim, se você puder, deve escolher tomar sol antes das 9h ou após às 17h (horário de verão).
Proteção
É aconselhável aplicar protetor solar e alguns cremes anti rugas no momento de tomar o bronzeado. Não considerá-los como obstáculos para bronzeamento, mas como objetos de proteção contra os raios ultravioletas poderosos do sol.
Esses cremes irá reduzir o risco de queimar e descascar e vai impedir que o seu bronzeado fique irregular e manchado. O produto deve ser passado meia hora antes da saída para o sol. O ideal é que seja feita a aplicação de 2 gramas de creme por centímetro quadrado de pele.
Regiões que ficam o tempo todo expostas, casos do colo, do rosto, do ombro e da parte de cima do pé, merecem atenção redobrada.
Óleo Bronzeador
O ideal é nao misturar o protetor com o oleo bronzeador como muitas pessoas fazem em geral os bronzeadores já tem um fator de proteção, mas é muito baixo.
Se a sua pele é muito clara, use um protetor solar com FPS no mínimo 15. Você ficará com a pele bronzeada aos poucos, sem se prejudicar. Esqueça o bronzeador para não virar um pimentão.
Se esse não for o seu caso, use o bronzeador nos horários em que o sol não está tão forte. Ou seja, tome mais cuidado entre 10h e 16h.
Mantendo o Bronzeado
Com o bronzeado conquistado, é hora de mantê-lo e de recuperar a pele. Depois da exposição ao sol durante todo o dia, você deve tomar um banho de água fria e aplique um pouco de hidratante, isso ajudará os poros da pele para fechar e pode ajudar a sua pele brilhar e ficam mais saudáveis.
Continuar bebendo bastante líquido, inclusive, continuar com os sucos ricos em vitaminas C e E na dieta. Nessa fase pós-sol, também é indicado tomar banhos rápidos, com a água morna ou fria, e usar sabonete neutro. Esfoliantes são contra-indicados nessa etapa.
Para quem passou dos limites e está com a pele ardendo, descascando ou até com bolhas, a orientação é procurar um dermatologista. “Isso é muito sério, já que, nesses casos,
não podemos usar qualquer produto. A aplicação de substâncias que de alguma forma irritem a pele pode fazer com que o quadro de queimadura piore.
Até mesmo o hidratante deve ser evitado em um estado de vermelhidão extrema, pois, com a pele inflamada, os vasos estão muito dilatados e naturalmente mais sensíveis.
“Qualquer substância é capaz de potencializar um efeito alérgico e trazer complicações ainda maiores.
Para amenizar o ardido da pele, é indicado a aplicação de pasta d’água, uma espécie de talco líquido que absorve o inchaço e seca a pele.
LEMBRE-SE : UV-A é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo prematuro foto-induzido, gerando radicais livres que desnaturam colágeno e elastina , além de poder causar efeitos alérgicos. Portanto não abuse do Astro Rei!
Bom agora é só desfilar seu lindo bronzeado por ai!
Beijos da Van.
Preciso dizer: acho que bronzeado é uma bobagem. Além do risco iminente que a pessoa corre em se expor ao sol (mesmo com protetor), é algo artificial e esquisito. Faço o máximo que posso para não ficar bronzeada de forma alguma. Mas há quem goste. (e sinceramente, não faço ideia do porquê até hoje. Acho que isso é cultural do Brasil.)
ResponderExcluiruma boa dica para as mulheres
ResponderExcluirhttp://rocknrollpost.blogspot.com/
Adorei o post, super útil!
ResponderExcluirBeijos
http://joycebc.blogspot.com/
Ótimas dicas...
ResponderExcluirAdorei as dicas. Seguindo aqui :)
ResponderExcluirhttp://thebookofmydreams.blogspot.com
Valeu, retribuindo e agradecendo o comentário.
ResponderExcluirNouussaaaa se toda mulher pegar um bronze igual da morena bronzeada ai da foto eu morro!! ai o verão. Vem ni mim!
ResponderExcluir